VICTOR BORN PORTELLA – CACD 2018

A Professora Michelle Miltons foi minha guia na prova de economia. Estivemos juntos por um bom tempo, batalhando, sofrendo, mas sempre seguindo em frente. Por isso, a primeira coisa que posso dizer a respeito da professora Miltons é que ela se tornou também uma amiga durante o processo de estudos – das primeiras aulas até os recursos finais no ano passado. 
 
Tive experiências com outros professores. Estou convicto de que seus cursos são as melhores formas de preparação para a terceira fase. O espírito de seu programa de estudos é a horizontalidade, o que me parece essencial no tratamento do edital de economia. Explico. O Edital na parte de economia é muito extenso. O tamanho assusta de início e cabe ao candidato entender o que realmente é necessário fazer, dado a limitação de tempo. Estou convencido de o que importa para a aprovação é aquisição de conhecimento razoável – não completo, exaustivo, vertical – de todos os pontos. Se, por um lado, não vale a pena se aprofundar em todos os temas; por outro,  é imprescindível entender os fundamentos de TODOS os temas. A especialização, a verticalidade são a exceção! Jamais a regra. 
 
A Professora Michelle compreendeu essa lógica há muito tempo e criou métodos e sistemas diversos para ampliar de forma horizontal o conhecimento dos alunos. O resultado, no meu caso, foi fantástico! Fiz e refiz suas minidiscursivas que terminaram por tratar virtualmente de todos os temas que apareceram na prova de alguma forma em algum momento. 
 
E é exatamente isso que os candidatos precisam, no meu entender, para obter um bom desempenho nesta matéria.
 
Pela confiança mútua, pela amizade que construímos, e pelo trabalho precioso, recomendo com muita bastante ênfase o trabalho da Professora Michelle para a preparação em economia no CACD.